Quem Tem Direito ao PIS 2017? Saiba Aqui

Anualmente milhares de trabalhadores estão em busca de informações atualizadas sobre o PIS, e uma delas é saber exatamente quem tem direito ao PIS e quais os requisitos para receber esse benefício.

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício concedido pelo Ministério do Trabalho aos trabalhadores brasileiros do setor privado, o pagamento do benefício é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Mas afinal, quem tem direito ao PIS 2016? É importante saber, que para receber o PIS 2016, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos.

Quem Tem Direito ao PIS 2016?

Para que o trabalhador possa receber o abono salarial do PIS, o mesmo precisa se enquadrar dentro das seguintes regras:

  • É preciso ter sido cadastrado no PIS por pelo menos 5 anos, o cadastro ocorre quando o trabalhador tem sua carteira assinada pela primeira vez;
  • É preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias consecutivos no ano base, ou seja, para receber o PIS 2016 é preciso ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2015;
  • O salário mensal do trabalhador não pode ter ultrapassado 2 salários mínimos no ano base, ou seja, para receber o PIS 2016 o mesmo não pode ter ganhos mensais superiores a R$ 1.576,00 em 2015;
  • É necessário ter os dados cadastrais informados no RAIS, essa tarefa é de responsabilidade do empregador;

Se você se encaixa dentro das regras do PIS, então você está apto para receber o PIS 2016. Nesse caso é só ficar de olho no calendário do PIS 2016 para saber a data de pagamento do seu benefício.

Como Sacar o PIS 2016?

Assim como nos anos anteriores, o PIS 2016 começa a ser pago a partir de julho do mesmo ano, por isso, fique atento a tabela do PIS 2016.

Vale lembrar que o saque do PIS 2016 pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, basta comparecer a uma agência portando um seus documentos e o número do PIS.

Além disso, você também pode receber o benefício nas casas lotéricas e caixas eletrônicos de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, basta ter um cartão cidadão com a senha cadastrada.

Vale ressaltar que também é possível consultar saldo do PIS 2016 pela internet, dessa forma, você fica sabendo quando o seu benefício já está liberado para saque.

Qual o Valor do PIS 2016?

Nesse ano de 2016, o pagamento do PIS sofrerá algumas modificações, isso porque até o ano de 2015, os trabalhadores recebiam o valor integral do PIS, que era equivalente a um salário mínimo do ano base.

A partir desse ano (2016) os trabalhadores receberão de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano base, sendo o valor mensal para este ano de R$ 65,66, tendo como base a divisão do salário mínimo por 12.

Essa mudança ocorreu após a aprovação da medida provisória 665/2014, que foi publicada no diário oficial em dezembro de 2014, mas como o pagamento do PIS 2015 já está todo organizado, a medida começa a valer agora em 2016.

Comentar Via Facebook

Comentário(s)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *